Stress

O stress excessivo compromete gravemente a saúde mental e física dos colaboradores, afetando negativamente o seu bem-estar e a performance da organização 

O stress é um sentimento de tensão e pressão e é também uma dor psicológica. Pequenas quantidades de stress podem ser benéficas e até saudáveis para o funcionamento humano, podendo potenciar a sua performance em várias dimensões da sua vida. No entanto, quantidades excessivas de stress podem aumentar o risco de enfartes, ataques cardíacos, úlceras e doenças mentais, tais como a depressão. O stress pode ser externo e relacionado com o ambiente, mas pode também ser criado por perceções internas que causam uma experiência individual de ansiedade e outras emoções negativas em torno da situação. Os seres humanos sentem stress quando acreditam que não têm recursos suficientes para lidar com os obstáculos da situação com que se deparam. A gestão do stress torna-se complicada, uma vez que existem diferentes tipologias: stress agudostress agudo episódicostress pós-traumático e stress crónico. Sabe-se que existe uma correlação  negativa entre o stress e a produtividade. Portanto, torna-se urgente que as organizações se comprometam com os seus recursos humanos e façam uma gestão adequada, no sentido de diminuir os fatores precipitantes de stress. Deste modo, potenciam o seu crescimento e eficiência organizacional. 

empresário / trabalhador a gritar, com as mãos na cabeça a simbolizar o stress

Impacto na Organização

Em Portugal, a taxa de incidência de stress no trabalho é de 59%, sendo que este valor tende a aumentar. No caso do stress pós-traumático, sabe-se que cerca de metade da população é exposta a, pelo menos, um acontecimento traumático ao longo da sua vida, sendo que 1 em cada 10 pessoas desenvolverá sintomas compatíveis com o diagnóstico de stress pós-traumático. De reforçar que o stress e o stress pós-traumático acarretam custos acrescidos, tanto em termos individuais, como organizacionais. O modelo de liderança, o processo de trabalho e o ambiente organizacional devem ser adaptados para reduzir o stress, facilitando a adaptação individual e grupal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *